quarta-feira, 18 de julho de 2012

Atributos Morais de Deus


Atributos Morais de Deus

Muitas caracteristicas do Único Verdadeiro Deus especialmente, Seus atributos morais, têm certa semelhança com as qualidades humanas; sendo, porém, evidente que todos os Seus atributos existem em grau de infinitamente superior aos humanos. Por exemplo, embora Deus e o ser humano tenham a capacidade de amar,ainda assim , nenhum ser humano é capaz de amar com o mesmo grau de intensidade como Deus ama.
Além disso,devemos ressaltar que a capacidade humana de ter essas características vem do fato de sermos criados a imagem de Deus. Em outras palavras, temos a Sua semelhança, mas Ele não tem a nossa, isto é, Ele não é como nós.
    1. Deus é amor
      Esta é a definição perfeita de Deus ( 1 João 4.8 ) e a prova disso está escrita em João 3.16 e Romanos 5.8. O Seu amor é dirigido para a humanidade, na expectativa de que ela se volte para Ele,é dirigido de forma paternal àqueles que se reconciliaram com Ele por meio do Seu Filho Jesus;
    2. Deus é bom
      Tudo quanto Deus criou originalmente era,bom, na verdade,era uma extensão da Sua própria natureza (Salmos 25.8 ; 34.8; 106.1 )
    Ele não mudou a Sua maneira de ser, pois continua sendo bom para com todos os
    que O invocam de todo o coração ( Salmos 104.10-28 ; 145.9).
    1. Deus é misericordioso e clemente
      (Êxodo 34.6 ; Deuteronômio 4.31 ; 2 Crônicas 30.9 ; Salmos 103.8 ; 145.8);
    2. Deus é compassivo
      Ser compassivo significa sentir tristeza pelo sofrimento de outra pessoa com desejo de ajudá-la.Deus, por Sua infinita compaixão pela humanidade,providenciou-lhe perdão e salvação ( 2 Reis 13.23 ; Salmos 78.38; 86.15; 111.4)
O senhor Jesus,que era a imagem do Deus invisível,durante o Seu ministério terreno demonstrou essa compaixão divina, curando os doentes,libertando os oprimidos,purificando os leprosos,enfim, atendendo a todos os que Lhe invocavam, e além disso, perdoando os pecadores ( Lucas 4.18 ; Mateus 9.36 ; 14.14 ; Marcos 1.41).
    1. Deus é paciente e tardio em irar-Se (Êxodo 34.6 ; Números 14.18; Romanos 2.4 ) Deus expressou essa característica pela primeira vez no jardim do Éden, após o pecado de Adão e Eva, quando deixou de destruir a raça humana,conforme era o Seu direito. Ele também demonstrou paciência nos dias de Noé enquanto a arca estava sendo construída.
Ele continua paciente para com a humanidade pecadora, pois não julga na mesma hora em que a pessoa comente o pecado,se assim fosse,então,ninguém se salvaria.Na Sua paciência, Ele concede a todos a oportunidade de se arrepender e ser salvo.
    1. Deus é a verdade
      O Senhor Jesus indentificou-Se como “ a Verdade” e o Espírito Santo é chamado de Espírito da Verdade. Porque Deus pe absolutamente fidedigno e verdadeiro em tudo o quanto diz e faz, a Sua Palavra também é chamada de “ a verdade “
      De acordo com essa fato, a Bíblia deixa claro que Deus não tolera a mentira nem a falsidade alguma. Aqueles que são nascidos de Deus falam a verdade,porque Ele é a Verdade; mas aqueles que não nasceram de Deus, se mantém filhos do diabo falam e manifestam o caráter de seu pai. É como disse nosso Senhor;
        Vós sois do diabo,que é o vosso pai,e quereis satisfazer-lhe aos desejos.Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade,porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”

7. Deus é fiel
      Deus fará aquilo que Ele tem prometido na Sua Palavra. Ele cumprirá tanto as mais de oito mil promessas quanto as Suas advertências
    1. Deus é justiça
      Muitas pessoas pensam que porque Deus é maior,não irá permitir que ninguém seja condenado à morte eterna.Mas aí está o grande amor de Deus! Ele é justiça! Ele não poderia ser amor e ao mesmo tempo ser injustiça. Não é porque Ele ama o pecador que Ele vai aturar o pecado! Não! A Sua ira contra o pecado decorre do Seu amor à injustiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário